segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Outra Palavra ...

Competição, Competitividade e Cooperação ...






“Estranho como possa parecer, a competição e a cooperação são dois lados de uma mesma moeda.De fato, a raiz latina de competição, "competere", significa esforçar-se por obter algo juntos, empenhar-se juntos. Na verdade os mais agressivos competidores são frequentemente os mais cooperativos.”Atualmente, a palavra competição está carregada de conotações negativas e considera-se que existe, atualmente, muita competitividade, seja por compensações materiais ou simbólicas.Mas não são a mesma coisa, as duas palavras!
Note-se também que “comparar desempenhos” ainda não é “competir”– a primeira é condição necessária mas não suficiente da segunda pois à avaliação comparativa acresce o “tentar exceder” ou “superar os outros”.Por outro lado, cooperação é “operar junto” (co-operar) e liga-se à negociação, para chegar a um acordo adequado.


Duas coisas relevo, por importantes:


(1) a cooperação com outros permite o desenvolvimento da moralidade, da união, da confiança, do amor ao próximo, do perdão, da empatiae enfim da humildade, condições para que se estabeleça um relacionamento de respeito; por isso se liga às ideias de reciprocidade e mutualidade, ou seja, decorre em termos que cada um pode aceitar desde que os demais também os aceitem.


(2) a competitividade é de si para si - por isso, os mais competitivos podem ser os mais cooperativos, porque procuram superar-SE, por isso despendem grande energia em prol de buscar o melhor, SER o melhor, ALCANÇAR o melhor e o MELHOR que às vezes achamos SER, nem sempre é a vontade ou o plano de Deus pra seus filhos.
Re-olhe à sua volta. Distinga entre os que utilizam a competição e os que praticam a competitividade - são os que se COMPROMETEM a um esforço e a COOPERAR para levar a cabo tudo o que for MELHOR não só para si, mas também aos que estão ao seu redor, olhar os outros com desdém, de rabo de olho, aplicar técnicas que possam desestabilizar o adversário psicologicamente faz parte sim de uma competição mas não têm nada a ver com competitividade e cooperação e acabam minando toda uma equipe, técnicas como estas são utilizadas em campos de futebol, ringues de lutas livres ou boxes, quadras de vôlei, mas mesmo assim ainda têm limites que precisam ser respeitados senão podem sofrer punições que poderão deixá-los fora da COMPETIÇÃO.

Para se vencer uma competição é necessário muita concentração em prol de usar todas as forças em busca da vitória, lembrar de tudo o que foi aprendido e executado inúmeras vezes no treinamento (lembram do Campo de Batalha da Mente?) aí então sem olhar para as dificuldades e obstáculos correr para o prêmio da SOBERANA VOCAÇÃO EM CRISTO JESUS...DIGO EM CRISTO JESUS... E REPITO SOMENTE NELE !


QUEM É SOBERANO E CORRE PARA O PRÊMIO E ESQUECE DA VOCAÇÃO, NÃO VENCE;
E QUEM CORRE TENDO VOCAÇÃO MAS NÃO É SOBERANO TAMBÉM, NÃO VENCE;
E QUEM CORRE SENDO SOBERANO E TENDO TODA A VOCAÇÃO MAS NÃO ESTÁ EM CRISTO JESUS, NEM CHEGA LÁ,
ENTÃO NÃO SOMOS NADA, SE PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, NOS FOR DADA ALGUMA COISA !


Gosto mais daqueles que “não partem pratos”, nem agitam as águas, nem se esforçam demais…. nem nada! Apenas utilizam o que aprenderam para superar não aos outros mas a si mesmo.

Nenhum comentário: